Notícias de saúde

Mudanças na qualidade de vida após um ataque isquêmico transitório

09 de setembro de 2021 (Bibliomed). Diversos estudos descobriram que os pacientes com diagnóstico de ataque isquêmico transitório (AIT) tiveram piora da qualidade de vida relacionada à saúde, o que foi interpretado como uma possibilidade de que os pacientes com AIT apresentam sintomas residuais após o evento. Faltam estudos que avaliem o estado de saúde dos mesmos pacientes antes e depois de um evento, mas podem permitir que seja feita uma associação de AIT com o estado de saúde pós-evento.

Estudo procurou examinar a saúde relatada pelo paciente antes do ataque isquêmico transitório (AIT) entre os indivíduos diagnosticados com este evento e avaliar a mudança na saúde relatada pelo paciente após o evento em geral e por subgrupos de caracterização deste ataque.

Neste estudo de coorte de 263 pacientes que completaram uma avaliação relatada pelo paciente de sua saúde global como parte dos cuidados de rotina antes e depois do AIT, a pontuação média do resumo de saúde física foi estatisticamente significativamente reduzida em comparação com a população em geral, e a diferença foi clinicamente relevante. Os escores resumidos de saúde física e mental não foram significativamente diferentes estatisticamente após o evento em comparação com antes do evento.

Esses achados sugerem que a pior QVRS encontrada entre os pacientes com diagnóstico de AIT reflete um estado de saúde pré-mórbido já ruim, em vez de piorar a saúde após o evento do AIT.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.17403.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários