Notícias de saúde

Obesidade pode aumentar risco de câncer de mama em mulheres mais velhas

17 de julho de 2025 (Bibliomed). A obesidade é um fator mais poderoso para o câncer de mama do que se pensava anteriormente, sugere um estudo realizado na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha.

Para este estudo, os pesquisadores compararam o IMC com uma medida diferente de gordura corporal chamada CUN-BAE, uma equação que considera gênero e idade nas medições do IMC.

As duas medidas foram usadas para pesar 1.022 mulheres espanholas idosas com câncer de mama e outras 1.143 mulheres equivalentes que não tinham câncer.

Cerca de 23% dos casos de câncer de mama estavam relacionados ao excesso de peso corporal medido pelo IMC. No entanto, cerca de 38% dos cânceres de mama estavam associados ao excesso de gordura, conforme medido pelo CUN-BAE.

Essas diferenças foram mais fortes para os cânceres hormônio-positivos, que são aqueles impulsionados por hormônios femininos como o estrogênio. O dobro do risco de cânceres de mama hormônio-positivos pode estar associado ao excesso de gordura ao usar a equação CUN-BAE — 42%, em comparação com 20% ao usar o IMC.

Os pesquisadores explicam que a gordura corporal pode aumentar os níveis de estrogênio em mulheres porque o tecido adiposo secreta o hormônio feminino.

Fonte: Journal of Epidemiology & Community Health. DOI: 10.1136/jech-2023-220706.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários