Notícias de saúde

Morar onde há locais para caminhar diminui risco de cânceres em mulheres

02 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). A obesidade está ligada a um aumento no risco de 13 tipos de câncer em mulheres, e a atividade física, independentemente do tamanho corporal, reduz o risco de alguns desses cânceres. A possibilidade de caminhar em seu bairro de residência depende de um conjunto de características de design urbano que promova a atividade pedestre, apoie a atividade física geral e está associado a um menor índice de massa corporal.

Um novo estudo verificou que as mulheres que moravam em bairros com maior possibilidade de fazer caminhadas tiveram um menor risco de cânceres relacionados à obesidade, especialmente câncer de mama pós-menopausa. No entanto, associações protetoras moderadas também foram encontradas para câncer de endométrio, câncer de ovário e mieloma múltiplo. O estudo acompanhou 14.274 mulheres ao longo de quase três décadas e destacou a importância do design urbano na promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas ao peso corporal não saudável.

As mulheres que viveram em áreas com os níveis mais altos de possibilidade de caminhadas tiveram um risco 26% menor de cânceres relacionados à obesidade em comparação com aquelas que viveram em bairros com os menores níveis de caminhabilidade.

Esses resultados destacam como o design urbano pode afetar a saúde e o bem-estar de populações mais velhas. Além disso, a associação entre caminhar pelo bairro e menor risco de cânceres relacionados à obesidade foi mais forte em mulheres que viviam em bairros com maiores níveis de pobreza.

Essas descobertas sugerem que ambientes sociais e econômicos do bairro também são relevantes para o risco de desenvolvimento de cânceres relacionados à obesidade.

Fonte: Environmental Health Perspectives. DOI: 10.1289/EHP11538.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários