Notícias de saúde

Metade dos pacientes com sepse morre em até 2 anos

02 de julho de 2025 (Bibliomed). Um pouco mais de 50% dos pacientes internados em um pronto-socorro com sepse morreram em dois anos, relatam pesquisadores do no Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca. "

"Descobrimos que certos fatores aumentam o risco de morte após sepse, incluindo, sem surpresa, idade avançada", disse Finn Nielsen, cientista sênior de epidemiologia clínica no Hospital Universitário de Aarhus, na Dinamarca. "Além disso, condições como demência, doença cardíaca, câncer e hospitalização prévia com sepse nos últimos seis meses antes da admissão também aumentaram o risco de morte durante um período médio de acompanhamento de dois anos", acrescentou Nielsen em um comunicado à imprensa do hospital.

Para o estudo, os pesquisadores monitoraram os resultados entre pacientes internados no Hospital Universitário de Aarhus com sepse entre outubro de 2017 e março de 2018. Eles identificaram 714 pacientes que desenvolveram sepse durante esse período. Depois de uma média de dois anos, 361 pessoas morreram — não apenas de sepse, mas de qualquer causa, e descobriram que a idade avançada aumenta o risco de sepse em 4% a cada ano adicional de idade. Além disso, os resultados mostram que um histórico de câncer mais que dobrou o risco de morte de uma pessoa, artérias obstruídas aumentaram o risco em 39% e a demência aumentou o risco em 90%.

Pessoas com episódios repetidos de sepse também tinham 48% mais probabilidade de morrer, com base em dados de pacientes hospitalizados previamente internados com sepse nos últimos seis meses. No entanto, estudos maiores são necessários, visto que esta pesquisa foi realizada em um único hospital.

Fonte: European Society for Emergency Medicine's Annual Meeting.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários