Notícias de saúde

Obesos idosos com infecções sérias tem maior chance de sobreviver

21 de agosto de 2014 (Bibliomed). Idosos obesos são mais propensos a sobreviver a uma infecção na corrente sanguínea com risco de vida (as chamadas sepses) do que aqueles indivíduos que estão com um peso normal, de acordo com um novo estudo da Universidade de Michigan. Os resultados foram publicados na edição de agosto da revista Critical Care Medicine.

Os resultados são surpreendentes, uma vez que se sabe que, de um modo geral, a obesidade leva a piores, e não melhores, resultados de saúde. O estudo também levanta novas questões sobre como a obesidade afeta a resposta do organismo à infecção, segundo os pesquisadores.

O estudo incluiu mais de 1.400 pacientes com sepse. O estudo indicou que pacientes com sepse obesos realmente têm uma menor mortalidade e resultados funcionais semelhantes aos de pacientes com peso normal.

Metade dos pacientes hospitalizados com sepse grave morrem dentro de um ano. E muitos sobreviventes sofrem sequelas e requerem internações em centros de reabilitação. Os pacientes obesos que sobrevivem à internação devido à sepse usam mais recursos de saúde e exigem mais gastos - mas esse aparente aumento na utilização dos recursos é resultado de viverem mais tempo, e não de aumento do uso de mais recursos por dia que permanecem vivos.

No entanto, o estudo não foi capaz de provar que a obesidade era a causa do aumento da sobrevida. Os pesquisadores só foram capazes de mostrar uma associação entre obesidade e um risco menor de morte.

Fonte: University of Michigan, news release, Aug. 5, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários