Notícias de saúde

Combinação de esteroides pode reduzir o risco de morte para pessoas com sepse

30 de outubro de 2023 (Bibliomed). Dar a pacientes com choque séptico uma combinação de dois esteroides pode potencialmente salvar vidas, indica estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores descobriram que os pacientes que receberam uma combinação de hidrocortisona e fludrocortisona tiveram menores taxas de mortalidade e alta para cuidados paliativos em comparação com aqueles que receberam apenas hidrocortisona.

Para o estudo, os pesquisadores compararam as opções de tratamento usando um banco de dados multicêntrico que incluiu cerca de 25% das hospitalizações nos EUA. Eles compraram o resultado de morte ou alta para cuidados paliativos entre os pacientes que receberam o regime de hidrocortisona e fludrocortisona com aqueles que receberam apenas hidrocortisona.

Em média, os pacientes que receberam o regime combinado morreram ou tiveram alta hospitalar cerca de 4% menos do tempo do que os pacientes que receberam apenas hidrocortisona. Mais de um terço das estimadas 1,7 milhões de hospitalizações nos EUA envolvendo sepse - uma resposta extrema à infecção - a cada ano terminam em morte.

Para os autores, esses achados podem mudar a prática clínica, causando mudanças nas recomendações das diretrizes, que atualmente sugerem iniciar apenas a hidrocortisona.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2023.0258.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários