Notícias de saúde

Uso de maconha está associado a piores resultados escolares para adolescentes

01 de julho de 2025 (Bibliomed). Dados de 63 estudos envolvendo quase 440.000 jovens descobriram que o uso de cannabis durante a adolescência está provavelmente associado a notas escolares mais baixas; menor probabilidade de conclusão do ensino médio, matrícula na universidade e obtenção de diploma de ensino superior; e maior taxa de evasão escolar e absenteísmo escolar.

Realizada por pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, a revisão contou com a coleta de dados de dezenas de estudos que analisavam o uso de maconha, o desempenho acadêmico e o emprego entre os jovens. Os resultados mostraram que o uso de cannabis na adolescência e no início da idade adulta estava associado a: 39% mais chances de obter notas escolares mais baixas; 50% menos chances de obter um diploma do ensino médio; 28% menos probabilidade de ir para a universidade; 31% menos chances de obter um diploma universitário; mais que o dobro das chances de abandonar o ensino médio; mais que o dobro das probabilidades de absentismo escolar.

Entre os estudos analisados, um de 2019 revelou que mais de um em cada cinco (22%) estudantes do ensino médio dos EUA relataram ter usado maconha pelo menos uma vez no mês anterior. A erva também é muito mais potente agora do que em décadas passadas, com os níveis de THC subindo de 4% em 1995 para 14% em 2019.

O estudo mostrou, também, que o uso de cannabis entre os jovens estava ligado ao desemprego e que todos esses riscos aumentam com a frequência do uso de maconha e se o uso começa cedo (aos 16 anos ou antes).

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2024.3674.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários