Notícias de saúde
14 de maio de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo realizado no Hospital Universitário de Copenhague, na Dinamarca, sugere que os antidepressivos têm o potencial de melhorar a memória e as habilidades de pensamento. Alguns pacientes apresentaram melhora nos testes cerebrais após tomar o antidepressivo ISRS escitalopram.
O medicamento pareceu afetar um receptor de serotonina no cérebro chamado receptor 5HT4. A serotonina é descrita como um hormônio do "sentir-se bem", e ter níveis mais altos desse hormônio no cérebro contribuem para uma sensação de bem-estar e demonstraram aliviar a depressão clínica.
Para o estudo, os pesquisadores escanearam os cérebros de 90 pacientes deprimidos para medir a função do receptor 5HT4 em seus cérebros. Os pacientes também foram testados para problemas de humor e habilidades cognitivas. Então os pacientes receberam escitalopram diariamente por oito semanas. No final do estudo, 40 pacientes foram reexaminados e retestados. O desempenho dos pacientes em testes cognitivos melhorou, particularmente sua capacidade de lembrar palavras, e esse desempenho pareceu estar ligado a uma atividade maior com o receptor 5HT4.
O próximo passo da equipe será tratar pacientes com medicamentos que visam especificamente o receptor 5HT4 e, então, avaliar o efeito na função cerebral deles. A serotonina é encontrada no intestino, e há medicamentos para síndrome do intestino irritável que se ligam especificamente e estimulam os receptores 5HT4.
Fonte: Biological Psychiatry. DOI: 10.1016/j.biopsych.2024.08.009.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também