Notícias de saúde

Mounjaro: medicamento pode fazer emagrecer mais que o Ozempic

08 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um medicamento usado para o diabetes chamado Mounjaro provocou mais perda de peso entre adultos com sobrepeso e obesos do que o Ozempic em um cenário do mundo real, relatam os pesquisadores.

Tanto o Mounjaro (tirzepatida) quanto o Ozempic (semaglutida) imitam os efeitos do hormônio intestinal GLP-1, que desencadeia a produção de insulina, ajuda a controlar o apetite e retarda o movimento dos alimentos através do estômago. Mas Mounjaro também estimula um segundo hormônio intestinal conhecido como GIP, o que pode explicar as descobertas.

Os dois medicamentos são usados no tratamento do diabetes tipo 2, mas se se tornaram muito populares porque atuam no emagrecimento. Por causa disso, nos Estados Unidos, as substâncias foram liberadas para fins de emagrecimento pelo U.S. Food and Drug Administration, órgão norte-americano responsável pela regulação de medicamentos.

O estudo foi conduzido pela Truveta, uma empresa de análise de dados pertencente e operada por 30 sistemas de saúde dos EUA. Foram analisadas apenas as doses mais baixas, que são usadas para tratar o diabetes tipo 2. Os autores revisaram milhares de registros de pacientes para encontrar adultos com sobrepeso e obesos tomando Mounjaro ou Ozempic. Das mais de 18 mil pessoas incluídas no estudo, 52% tinham diabetes tipo 2. Os outros 48% não tinham histórico de diabetes, então os pesquisadores acreditam que os pacientes desse grupo provavelmente receberam prescrição de medicamentos off-label para perda de peso.

Os pacientes perderam mais peso quanto mais tempo permaneceram com qualquer um dos medicamentos. Ainda assim, quase metade dos participantes parou de tomar os medicamentos durante o período do estudo, que decorreu de maio de 2022 a setembro de 2023.

As pessoas perderam mais peso com os medicamentos se não tivessem diabetes, mas aqueles que tomaram Mounjaro perderam uma percentagem maior do seu peso inicial do que aqueles que tomaram Ozempic.

A perda média de peso foi de cerca de 6% para usuários de Mounjaro em três meses, em comparação com quase 4% para aqueles que usaram Ozempic. Após seis meses, a perda média de peso com Mounjaro foi de 10%, em comparação com 6% com Ozempic. Aos 12 meses, as pessoas perderam em média 15% do seu peso corporal com Mounjaro, em comparação com cerca de 8% com Ozempic.

Fonte: Truveta Research. November, 2023.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários