Notícias de saúde

Nova estratégia de vacina traz esperança na luta contra a hepatite C

20 de março de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Lübeck, na Alemanha, em colaboração com parceiros internacionais, alcançaram um avanço promissor no desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o vírus da hepatite C (HCV). Pela primeira vez, utilizando imunógenos focados em epítopos, os cientistas conseguiram induzir anticorpos amplamente neutralizantes (bnAbs) em modelos laboratoriais.

A hepatite C afeta cerca de 58 milhões de pessoas no mundo e causa 290 mil mortes anuais devido a complicações como cirrose e câncer de fígado. Apesar de tratamentos antivirais modernos oferecerem altas taxas de cura, a eliminação global do HCV permanece um desafio, principalmente devido à dificuldade de detecção precoce e ao acesso limitado aos tratamentos.

Este estudo, publicado na Science Advances, destaca o uso de desenhos computacionais inovadores para replicar regiões específicas das glicoproteínas virais E1 e E2, conhecidas como epítopos de neutralização. Essas estruturas foram integradas em nanopartículas para gerar uma resposta imune eficaz. Em testes com modelos de camundongos contendo repertório de anticorpos humanos, os imunógenos geraram uma resposta imune robusta, neutralizando com sucesso diversas cepas geneticamente distintas do HCV.

Segundo os pesquisadores, a diversidade genética do HCV e sua capacidade de escapar do sistema imunológico sempre foram grandes obstáculos para uma vacina; assim, esta pesquisa estabelece a base para uma nova geração de vacinas contra o vírus.

Além de abrir caminho para o controle da hepatite C, esta abordagem pode revolucionar o desenvolvimento de vacinas contra outros vírus desafiadores. O próximo passo será aprimorar ainda mais a eficácia dos imunógenos e explorar sua aplicação em outras doenças.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.ado2600.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários