Notícias de saúde

Vacina mpox baseada em mRNA mostra-se promissora em testes

20 de março de 2025 (Bibliomed). As vacinas atuais contra a mpox foram projetadas para combater um primo mais antigo e raro do vírus, a varíola. Agora, uma nova pesquisa da empresa farmacêutica Moderna sugere que sua nova vacina, baseada na tecnologia de mRNA, pode proteger melhor os receptores dos danos

No novo estudo, os pesquisadores testaram a vacina de mRNA da Moderna contra a forma mais antiga da vacina em um grupo de 18 macacos expostos ao vírus mpox. Seis dos primatas receberam o tipo mais antigo de vacina, seis receberam a vacina experimental de mRNA da Moderna e mais seis macacos não foram vacinados. Oito semanas depois, todos os macacos foram expostos a uma cepa potencialmente letal de mpox. A saúde de todos os animais foi monitorada por quatro semanas, incluindo amostras de sangue coletadas para avaliar as respostas imunológicas.

De acordo com os pesquisadores, todos os 12 macacos vacinados sobreviveram à exposição ao mpox, independentemente da vacina que receberam. No entanto, os animais que receberam a vacina de mRNA ficaram menos doentes: eles perderam menos peso do que os macacos que receberam a vacina mais antiga e tiveram menos lesões de pele características da mpox (uma média de 54 versus 604 lesões máximas por animal, respectivamente), disseram os pesquisadores. Os animais que receberam a injeção de mRNA também tiveram 10 dias a menos em que as lesões estavam presentes, Alter e sua equipe notaram. Isso aponta para uma diminuição do potencial de transmissão de infecção, disseram.

Quanto à resposta imune, exames de sangue de macacos que receberam a vacina de mRNA mostraram números maiores de anticorpos direcionados ao vírus, bem como anticorpos com função imune mais variada, em comparação aos macacos que receberam a vacina mais antiga. Em contraste, cinco dos seis macacos que não receberam nenhuma vacina morreram devido à exposição ao mpox, observaram os pesquisadores. A nova vacina de mRNA também pode ajudar a proteger contra a família dos Orthopoxvirus, da qual o mpox é membro.

De acordo com o comunicado à imprensa, o mRNA-1769 já está sendo testado em um ensaio clínico de fase 2 em humanos para determinar a segurança, tolerabilidade e resposta imunológica de uma série de doses.

Fonte: Cell. DOI: 10.1016/j.cell.2024.08.043.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários