Notícias de saúde
12 de feveriro de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado pela Universidade Aberta da Catalunha (UOC) e pela Universidade de Columbia comprovou que consumir mais de 45% das calorias diárias após as 17h pode impactar negativamente a saúde. Publicada na revista Nutrition & Diabetes, a pesquisa destacou que a prática aumenta os níveis de glicose no sangue, independentemente do peso ou da gordura corporal da pessoa.
Os pesquisadores acompanharam 26 participantes entre 50 e 70 anos, todos com sobrepeso ou obesidade e pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Os voluntários foram divididos em dois grupos: os "comedores precoces", que consumiam a maior parte das calorias antes da noite, e os "comedores tardios", que ingeriam pelo menos 45% das calorias diárias após as 17h. Embora ambos os grupos consumissem a mesma quantidade de calorias e alimentos, os comedores tardios apresentaram pior tolerância à glicose.
A especialista Diana Díaz Rizzolo explicou que, à noite, o corpo tem menor capacidade de metabolizar glicose devido à redução na secreção de insulina e à sensibilidade celular a essa substância, reguladas pelo ritmo circadiano. Isso aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e inflamações crônicas.
O estudo sugere que a saúde cardiometabólica não depende apenas do "quanto" e "o que" comemos, mas também do horário das refeições. Os pesquisadores recomendam priorizar calorias durante o café da manhã e o almoço, evitando alimentos ultraprocessados e ricos em carboidratos à noite.
.
Fonte: Nutrition & Diabetes. DOI: 10.1038/s41387-024-00347-6.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também