Notícias de saúde
16 de setembro de 2024 (Bibliomed). Ações saudáveis para o coração podem neutralizar uma predisposição genética ao rápido envelhecimento das células do corpo, sugere um novo estudo realizado na Boston University School of Medicine, nos Estados Unidos.
Analisando dados de mais de 5.000 adultos com idade média de 56 anos, os pesquisadores demonstraram que fatores de estilo de vida, como nutrição e exercício, estavam associados a uma idade biológica mais jovem.
Os pesquisadores exploraram como a metilação do DNA, um processo de modificação química que regula a expressão genética – características ou efeitos atribuídos a um gene específico – pode influenciar o envelhecimento celular e mitigar o risco de doenças cardíacas e derrames, morte por qualquer condição médica ou morte por qualquer causa. Os níveis de metilação do DNA são o biomarcador mais promissor para estimar a idade biológica. Até certo ponto, a composição genética de um indivíduo determina a idade biológica, mas fatores de estilo de vida e estresse também têm impacto.
Os autores analisaram dados de saúde de 5.682 adultos, 56% deles mulheres, inscritos no Framingham Heart Study – um grande projeto de investigação multigeracional em curso que visa identificar fatores de risco de doenças cardíacas. Com base em entrevistas, exames físicos e testes laboratoriais, os pesquisadores empregaram a ferramenta Life's Essential 8 da American Heart Association para avaliar todos os participantes. A ferramenta avalia a saúde cardiovascular entre 0 e 100, sendo 100 o melhor, usando um composto de medidas comportamentais – ingestão alimentar, atividade física, horas dormidas por noite e tabagismo – e medidas clínicas – índice de massa corporal, colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial.
Foram realizadas outras avaliações utilizando quatro ferramentas que estimam a idade biológica com base na metilação do DNA e uma quinta ferramenta que avalia a tendência genética de uma pessoa para o envelhecimento biológico acelerado.
O estudo acompanhou participantes entre 11 e 14 anos em busca de doenças cardiovasculares de início recente, morte cardiovascular ou morte por qualquer causa. Cada aumento de 13 pontos na pontuação Life's Essential 8 de um indivíduo reduziu o risco de desenvolver doenças cardiovasculares pela primeira vez em cerca de 35%. Diminuiu o risco de morte por doença cardiovascular em 36% e reduziu o risco de morte por qualquer causa em 29%.
Nos participantes com um perfil de risco genético que aumentou a probabilidade de idade biológica acelerada, a pontuação Life's Essential 8 teve um impacto mais significativo nos resultados, potencialmente através da metilação do DNA. Este processo foi responsável por uma redução de 39% no risco de doenças cardiovasculares e morte cardiovascular e uma redução de 78% no risco de mortalidade por todas as causas.
No geral, os pesquisadores estimaram que cerca de 20% da associação entre as pontuações do Life's Essential 8 e os resultados cardiovasculares resultaram do impacto dos fatores de saúde cardiovascular na metilação do DNA. Em contraste, para participantes com maior risco genético, a associação aproximou-se dos 40%.
Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.123.032743.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também