Notícias de saúde

Semaglutida não aumenta risco de depressão ou suicídio

19 de março de 2025 (Bibliomed). A crescente popularidade do medicamento para perda de peso semaglutida tem gerado preocupações crescentes sobre os potenciais efeitos colaterais de seu uso. Mas um novo estudo descarta um possível problema: o uso de semaglutida não aumenta o risco de depressão ou suicídio. A semaglutida não aumentou o risco de depressão, pensamentos suicidas ou comportamento suicida em pessoas sem transtornos mentais conhecidos.

O novo estudo revisou dados de mais de 3.500 pessoas em quatro grandes ensaios clínicos para semaglutida. Cerca de 1% ou menos dos participantes do ensaio clínico relataram pensamentos ou comportamentos suicidas, sem diferenças entre aqueles que tomaram semaglutida ou placebo. Além disso, 2,8% dos que tomaram semaglutida desenvolveram sintomas depressivos, em comparação com 4,1% dos que tomaram placebo.

Essas descobertas são consistentes com os resultados da vigilância contínua da Food and Drug Administration dos Estados Unidos sobre a semaglutida. Uma análise dos dados mais recentes não encontrou evidências de que o uso desses medicamentos cause pensamentos ou ações suicidas. No entanto, os pesquisadores acrescentaram que mais estudos são necessários sobre os efeitos da semaglutida em pessoas que sofrem de depressão ou outra doença mental grave.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.4346.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários