Notícias de saúde

Fatores de risco para tentativa de suicídio materno no pós-parto

20 de junho de 2023 (Bibliomed). A tentativa de suicídio periparto é uma importante complicação psiquiátrica associada à gravidez, mas os fatores de risco permanecem amplamente incertos. Pesquisadores buscaram identificar as características demográficas e riscos predisponentes para tentativas de suicídio periparto e depressão pós-parto

Neste estudo de coorte de 804.617 gestantes no Japão, os fatores de risco associados às tentativas de suicídio periparto foram história pré-natal de transtorno por uso de álcool, transtornos de ansiedade, transtorno de personalidade, esquizofrenia, depressão, tabagismo inveterado e idade mais jovem. Esses fatores foram significativos para reinternação por tentativa de suicídio dentro de 1 ano após o parto.

Esses achados sugerem que as mães com uso pesado de álcool e/ou tabaco, transtornos de ansiedade, transtorno de personalidade, esquizofrenia e depressão devem ser observadas atentamente durante e após a gravidez para prevenir uma tentativa de suicídio, especialmente naquelas que são mais jovens.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.50661.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários