Notícias de saúde

Uso excessivo de antibióticos em casas de repouso pode fomentar 'superbactérias'

18 de março de 2025 (Bibliomed). Asilos para idosos podem ser "criadouros" de bactérias resistentes a antibióticos, devido à prescrição excessiva de desses medicamentos, indica um estudo realizado na Universidade Flinders, na Austrália.

A Organização Mundial da Saúde considera a resistência a antibióticos uma das maiores ameaças à saúde global. Um número crescente de infecções - pneumonia, tuberculose, gonorreia, salmonela - está se tornando mais difícil de tratar porque os antibióticos são cada vez menos eficazes contra elas.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram amostras de fezes de 164 pessoas que vivem em uma das cinco instituições de cuidados de longa permanência para idosos no sul da Austrália. Três em cada cinco (61%) residentes receberam prescrição de antibióticos pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores, disseram os pesquisadores.

A análise de fezes revelou mais de 1.100 genes exclusivos de resistência a antibióticos, conferindo resistência contra 38 classes diferentes de antibióticos. Estes incluíram 20 genes de resistência a antibióticos de alta preocupação clínica. O uso excessivo do antibiótico doxiciclina pareceu ser o maior contribuinte para a resistência aos antibióticos. A prescrição de doxiciclina aumentou as chances de encontrar altos níveis de genes de resistência a antibióticos em quase 15 vezes, relatam pesquisadores. De forma alarmante, quase todos os idosos carregavam esses genes resistentes sem apresentar nenhum sintoma de infecção, observaram.

Os resultados indicam que as instituições de cuidados para idosos precisam ser mais prudentes no uso de antibióticos. Segundo os autores, há preocupações de que os médicos possam estar prescrevendo antibióticos em excesso, aumentando potencialmente o risco de infecções bacterianas resistentes, e as descobertas deste estudo sugerem a necessidade de cautela extra ao prescrevê-los para pacientes mais velhos.

Fonte: Journal of Infection. DOI: 10.1016/j.jinf.2024.106243.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários