Notícias de saúde

Combinação de antibióticos pode curar infecções graves

11 de setembro de 2013 (Bibliomed). A fim de otimizar os resultados de tratamentos com antibióticos, pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), realizaram experimentos com camundongos e descobriram que a combinação de diferentes antibióticos pode ser eficaz no tratamento de infecções hospitalares.

Os pesquisadores explicam que a falta de medicamentos eficazes contra alguns tipos de bactérias foi a principal motivação para o estudo. “Existem algumas variedades de bactérias que são multirresistentes, que possuem resistência a mais de um antibiótico”, explica a biomédica Micheli Medeiros. “Um dos motivos para o surgimento dessas “superbactérias” é proveniente do uso excessivo e indiscriminado desses medicamentos”, afirma a pesquisadora.

Os pesquisadores desenvolveram, na fase de triagem in vitro, 30 combinações diferentes de antibióticos. Destas, 14 apresentaram resultados mais satisfatórios e demonstraram potencial de eficácia. Uma dessas combinações foi escolhida para fase de testes em camundongos.

Os animais apresentavam grau elevado de infecção pela bactéria Acinetobacter baumannii (resistente a antibióticos normais) e foram divididos em cinco grupos. O primeiro deles teve a injeção de salina. O segundo foi tratado com apenas um tipo de antibiótico da combinação selecionada previamente, o polimedicina, numa concentração tida como satisfatória. O terceiro grupo recebeu doses do outro antibiótico selecionado, o emipenem. O quatro foi submetido ao tratamento da combinação de ambos os antibióticos e o último grupo não recebeu qualquer tipo de medicação.

Os resultados mostraram que, utilizados separados, os antibióticos não apresentavam ação eficaz contra a bactéria, mas a aplicação conjunta, as drogas atuavam de forma satisfatória e mostraram potencialmente eficazes.

Agência USP, 06 de setembro de 2013

A maioria dos adultos não sabe usar antibióticos. Leia em Boa Saúde

Como a resistência aos antibióticos pode prejudicar o tratamento? Descubra em Bibliomed

 

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários