Notícias de saúde

Semaglutida pode reduzir riscos de AVC e infarto em pacientes com insuficiência cardíaca

14 de março de 2025 (Bibliomed). A semaglutida, medicamento utilizado na perda de peso, pode reduzir as chances de uma pessoa sofrer ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC). Um estudo da University College London, na Inglaterra, sugere que até mesmo pacientes com insuficiência cardíaca podem se beneficiar do seu uso.

O estudo envolveu mais de 17.600 pacientes recrutados de centros em todo o mundo. Os pesquisadores analisaram um subconjunto de quase 4.300 pacientes do mesmo teste. Todos foram considerados pelos médicos como portadores de insuficiência cardíaca - uma condição em que a ação de bombeamento do coração é prejudicada - no início do teste.

O uso de semaglutida foi associado a uma redução de 28% em "grandes eventos cardíacos adversos", como ataque cardíaco ou derrames nesta coorte muito doente de pacientes com insuficiência cardíaca.

No total, 9,1% dos pacientes que estavam tomando semaglutida tiveram um grande evento cardíaco, em comparação com 12,3% daqueles que receberam injeções de placebo "fictícias". Além disso, os pacientes com insuficiência cardíaca que tomaram o medicamento tiveram uma redução de 24% nas mortes relacionadas a doenças cardíacas e uma redução de 19% nas mortes por qualquer causa.

Esses resultados se mostraram consistentes independentemente do tipo de insuficiência cardíaca que o paciente tinha. De acordo com os autores do estudo, o medicamento pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, ao mesmo tempo em que alivia a inflamação. Também pode exercer efeitos diretos no músculo cardíaco e nos vasos sanguíneos.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(24)01498-3.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários