Notícias de saúde

Maioria dos casos de câncer de mama em homens é descoberto tardiamente

09 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Apenas um em cem casos de câncer de mama ocorre e homens, porém esses tumores são frequentemente detectados tardiamente, segundo estudo recente da Universidade do Texas em Houston, nos Estados Unidos. Além disso, de acordo com o pesquisador Wei-Tse Yang, esses cânceres podem parecer benignos na mamografia, dificultando ainda mais o diagnóstico.

Em artigo publicado no American Journal of Roentgenology, os autores do estudo ressaltam a importância de os homens estarem atentos a qualquer alteração na mama e fazerem a triagem de forma mais precoce; além disso, eles descrevem a aparência dos tumores de mama masculinos vistos na mamografia e no ultrassom.

No estudo, avaliando 244 homens com câncer de mama, os pesquisadores notaram que apenas 57 haviam sido submetidos à mamografia ou ultrassonografia pré-operatória, e isso só aconteceu por causa de claros sinais da doença – 54 deles apresentavam massa palpável (nódulos) e dois tinham inversão ou derrame de mamilo.

Os resultados também indicaram que, em um terço dos casos, a mamografia mostra uma massa calcificada que é frequentemente considerada benigna. Por isso, os especialistas recomendam atenção aos radiologistas para evitar diagnósticos errados de câncer de mama masculino e para buscar o diagnóstico precoce.

Fonte: American Journal of Roentgenology. Dezembro de 2008.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários