Notícias de saúde
30 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Uma nova pesquisa revelou que a privação de sono poderia agravar significativamente os danos cardíacos em pacientes com diabetes. O estudo, realizado em camundongos com diabetes tipo 2, mostrou que a restrição de sono leva à morte de células do coração e ao aumento da fibrose cardíaca, o que acelera o desenvolvimento de complicações cardiológicas graves, como a cardiomiopatia diabética (DCM).
A DCM é uma condição comum em pessoas com diabetes e está associada a um prognóstico ruim, sendo uma das principais causas de morte nesses pacientes. Além disso, já se sabe que a falta de sono é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, mas os mecanismos pelos quais isso agrava a DCM ainda não eram totalmente compreendidos.
No estudo, os pesquisadores observaram que a privação de sono causou aumento da inflamação, estresse oxidativo e danos mitocondriais no coração dos camundongos diabéticos. Essas alterações levaram à hipertrofia cardíaca, deposição de glicogênio, necrose e morte celular, o que aumentou o risco de insuficiência cardíaca e morte nos animais.
Os resultados destacam a importância de manter hábitos de sono saudáveis para evitar o agravamento de complicações cardíacas em pacientes diabéticos. Para os especialistas, esse estudo reforça a necessidade de que os médicos alertem seus pacientes sobre o impacto da falta de sono na saúde do coração.
Fonte: Cell Death Discovery. DOI: 10.1038/s41420-024-02214-w.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também