Notícias de saúde

Pacientes com câncer têm maior risco de suicídio

16 de junho de 2023 (Bibliomed). Um diagnóstico de câncer pode ser devastador. Agora, uma nova pesquisa mostra que pacientes diagnosticados com câncer têm um risco de suicídio 26% maior do que a população em geral.

Uma variedade de fatores contribui para o risco elevado, incluindo geografia, raça e etnia, status econômico e características clínicas, descobriram os pesquisadores da American Cancer Society (ACS). O estudo também mostrou um declínio no risco elevado de pacientes com câncer em comparação com a população em geral de 67% em 2000 para 16% em 2016.

Os pesquisadores analisaram dados de 16,8 milhões de indivíduos diagnosticados com câncer em 43 estados entre 2000 e 2016. Durante esse tempo, cerca de 20.800 pessoas com câncer morreram por suicídio.

Esse risco elevado de suicídio foi observado em todos os grupos demográficos, com riscos particularmente maiores entre pessoas hispânicas, sem seguro, cobertas pelo Medicaid ou com menos de 64 anos de idade e no Medicare. O risco de suicídio foi maior nos seis meses após o diagnóstico de câncer. Essa taxa foi mais de sete vezes maior do que a população em geral.

Riscos de suicídio relativamente maiores foram observados em pessoas com prognóstico ruim de câncer e alta carga de sintomas nos primeiros dois anos após o diagnóstico. Estes incluíram cânceres da cavidade oral e faringe, esôfago, estômago, cérebro, pâncreas e pulmão.

Depois de dois anos, aqueles com cânceres que podem causar prejuízos na qualidade de vida a longo prazo, como cavidade oral e faringe, mama feminina, útero, bexiga e leucemia, apresentaram maiores riscos de suicídio.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.51863.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários