Notícias de saúde

Luz forte à noite pode aumentar o risco de diabetes

06 de janeiro de 2025 (Bibliomed). A maior exposição à luz à noite, especialmente durante a madrugada, está associada a um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2, descobriram pesquisadores da Flinders University, na Austrália. Isso provavelmente ocorre porque a luz afeta os padrões de sono, que são importantes para manter uma sensibilidade saudável à insulina e níveis estáveis de açúcar no sangue.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 85 mil pessoas saudáveis sem diabetes. Os participantes usaram dispositivos no pulso durante uma semana que monitoravam os níveis de exposição à luz dia e noite, coletando cerca de 13 milhões de horas de dados de sensores de luz. A equipe então acompanhou os participantes durante nove anos para ver se eles desenvolveram diabetes tipo 2.

Eles descobriram um risco maior de diabetes tipo 2 em pessoas expostas à luz durante a noite, mesmo depois de levar em conta outros fatores como estilo de vida, padrões de sono, trabalho por turnos, dieta e saúde mental. Além do mais, o efeito foi dependente da dose – níveis mais elevados de luz mais brilhante fizeram com que o risco de diabetes aumentasse ainda mais.

Fonte: The Lancet Regional Health-Europe. DOI: 10.1016/j.lanepe.2024.100943.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários