Notícias de saúde

Luz noturna pode aumentar as chances de câncer de tireoide

11 de março de 2021 (Bibliomed). Embora morar em uma área urbana movimentada possa ter seu lado positivo, todas aquelas luzes noturnas podem ter um preço para sua saúde, sugere uma nova pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. De acordo com os resultados, a superabundância de luz artificial noturna pode estar associada a um risco elevado de câncer de tireoide.

Os pesquisadores se basearam em estudos anteriores que encontraram uma associação entre níveis mais elevados de luz noturna medidos por satélite e um risco elevado de câncer de mama. Eles observaram que alguns cânceres de mama podem compartilhar um mecanismo dependente de hormônio comum com o câncer de tireoide.

Os autores enfatizam que suas descobertas não estão equipadas para provar que a luz noturna causa câncer de tireoide, apenas que há uma associação. Eles teorizaram que as interrupções baseadas na luz nos hormônios e nos ritmos circadianos naturais (dia/noite) podem estar em jogo.

No estudo, os pesquisadores procuraram ver se a luz poderia desempenhar um papel. Eles analisaram dados do NIH-AARP Diet and Health Study, que recrutou adultos americanos com idades entre 50 e 71 anos em 1995-1996.

Os pesquisadores compararam os dados de imagens de satélite - para estimar os níveis de luz noturna no endereço de cada participante - com os dados dos registros estaduais de câncer até 2011. Eles descobriram 856 casos de câncer de tireoide entre os mais de 464.000 participantes, que foram acompanhados por uma média de cerca de 13 anos. Esses casos incluíram 384 homens e 472 mulheres.

Os pesquisadores relataram que as pessoas que viviam em áreas na categoria 20% mais alta de luz noturna tinham um risco 55% maior de desenvolver câncer de tireoide, em comparação com aquelas que viviam na faixa inferior de 20%. O risco foi observado principalmente para a forma mais comum de câncer de tireoide, chamado câncer papilar de tireoide.

Os autores também descobriram que a associação era mais forte em mulheres do que em homens. Eles descobriram que, para as mulheres, a associação era mais forte para cânceres localizados que não apresentavam sinais de disseminação para outras partes do corpo. Para os homens, a associação foi mais forte para estágios mais avançados de câncer. A associação foi semelhante para diferentes tamanhos de tumor e dados demográficos dos participantes, incluindo características sociodemográficas e índice de massa corporal (peso).

De acordo com os pesquisadores, a luz noturna suprime a melatonina natural, um modulador da atividade do estrogênio. Pouca atividade da melatonina pode ajudar a diminuir a capacidade do corpo de combater tumores, disseram eles. A luz à noite também pode perturbar o ritmo circadiano do corpo, que também é um fator de risco para o câncer.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.33392.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários