Notícias de saúde

Hepatites virais: conheça e se previna

28 de julho de 2021 (Bibliomed). Hoje, 28/07, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Hepatite Viral. Essa é uma infecção que atinge o fígado e pode causar alterações leves, moderadas ou graves. A infecção é causada por vírus e pode ser de até cinco tipos, sendo os mais comuns os tipos A, B e C. No Brasil, o vírus da hepatite D é mais comum na região Norte do país e o vírus a hepatite E é menos comum.

A forma de transmissão do vírus da hepatite é variável: os tipos A e E podem ser transmitidos por contato com água e alimentos contaminados, especialmente em locais onde há condições precárias de saneamento básico; já os tipos B, C e D podem ser transmitidos através da prática de sexo desprotegido, compartilhamento de objetos perfuro-cortantes contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha, por exemplo) e de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

Em muitos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, e quando os sintomas aparecem, é comum que a pessoa sinta cansaço, febre, mal-estar, tontura enjoo, vômitos, dores abdominais, urina escura, fezes claras e tom amarelado na pele e olhos.

Justamente por serem silenciosas, a doença pode se tornar crônica, o que pode acarretar no comprometimento do fígado, aumentando as chances de cirrose, fibrose avançada, câncer e à necessidade de transplante de órgão. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacina contra a hepatite B.

Fonte: Ministério da Saúde | Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários