Notícias de saúde

Aleitamento materno é a melhor forma de prevenir asma, diz estudo

16 de outubro de 2008 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Sunderland, no Reino Unido, descobriram uma relação entre a amamentação e uma menor incidência de asma em crianças pequenas. “Nosso estudo demonstra que o aleitamento materno exclusivo previne o desenvolvimento de doenças alérgicas em crianças”, afirmou o líder do estudo, o pesquisador Mohammad Shamssain. 

Avaliando 7 mil crianças com idades entre seis e 15 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que tinham sido amamentadas por pelo menos seis meses, principalmente os meninos mais novos, tinham significativamente menor risco de asma. Além disso, o aleitamento materno foi relacionado a uma menor incidência de doenças alérgicas – aqueles amamentados de sete a nove meses apresentavam menos casos de chieira e tosse persistentes.

“Crianças amamentadas apresentaram menores taxas de prevalência de asma, rinite e eczema, e o efeito da amamentação foi mais evidente nos meninos do que em meninas. A asma e o sibilo foram resolvidos significativamente mais cedo nas crianças amamentadas do que naquelas que não foram amamentadas", explicou o especialista.

Obesidade

Na segunda parte do estudo, os resultados indicaram que as crianças com maior índice de massa corporal (IMC), principalmente aquelas classificadas como obesas, têm maior prevalência de asma e sintomas respiratórios, como tosse, falta de ar e chieira induzida por exercícios.

Os autores destacaram que, nos meninos, estar acima do peso significa maior risco de chieira induzida por exercícios, asma no decorrer da vida e chieira atual; enquanto, nas meninas, o sobrepeso foi associado com o sintoma induzido pelas atividades físicas. “Estes resultados demonstram que a obesidade é um fator de risco definitivo de asma entre crianças novas e que há diferenças de gênero em relação ao risco respiratório da obesidade”.

Fonte: University of Sunderland. News release. 15 de outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários