Notícias de saúde
19 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Os anticoagulantes são medicamentos fundamentais para prevenir eventos graves, como tromboses e embolias, mas seu uso inadequado pode causar complicações, incluindo sangramentos.
Um estudo recente mostrou que intervenções lideradas por farmacêuticos podem melhorar significativamente o uso adequado de terapias anticoagulantes e reduzir o risco de complicações, como sangramentos e readmissões hospitalares. A pesquisa, uma revisão sistemática e meta-análise, analisou dados de 35 estudos com mais de 22 mil pacientes, comparando os resultados de tratamentos supervisionados por farmacêuticos com o cuidado usual.
As intervenções dos farmacêuticos, que envolvem desde a orientação ao paciente até o ajuste das dosagens, mostraram um aumento de mais de três vezes na adequação do uso desses medicamentos em comparação ao cuidado tradicional.
Além disso, as intervenções reduziram em 25% o risco de sangramentos e em 36% o risco de hospitalizações ou readmissões. No entanto, o impacto das intervenções sobre eventos tromboembólicos e mortalidade não foi significativo, segundo os dados analisados.
Os pesquisadores destacam que, embora os resultados mostrem uma clara vantagem das intervenções farmacêuticas, mais estudos são necessários para avaliar a relação custo-benefício e a viabilidade dessas estratégias a longo prazo. A presença do farmacêutico no monitoramento e ajuste da terapia anticoagulante se mostra uma abordagem promissora para melhorar os desfechos clínicos e reduzir complicações.
Esse estudo reforça a importância do papel do farmacêutico no cuidado à saúde, especialmente em terapias delicadas como a anticoagulante, que exigem um acompanhamento contínuo e especializado.
Fonte: European Heart Journal - Quality of Care and Clinical Outcomes. DOI: 10.1093/ehjqcco/qcae045.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também