Notícias de saúde

Uso de anticoagulantes poderia reduzir o risco de morte em pacientes hospitalizados com COVID-19

10 de março de 2021 (Bibliomed). Dar anticoagulantes a pacientes com COVID-19 logo após sua hospitalização pode reduzir o risco de morte. Essa é a conclusão de um novo estudo da London School of Hygiene and Tropical Medicine, na Inglaterra, que analisou dados do U.S. Department of Veterans Affairs em cerca de 4.300 pacientes, com idade média de 68 anos, que foram hospitalizados com COVID entre 1º de março e 31 de julho.

Dos envolvidos no estudo, mais de 84% receberam anticoagulantes nas primeiras 24 horas após a admissão - uma etapa chamada anticoagulação profilática. Nos 30 dias após a admissão, a taxa geral de mortalidade foi de 14,5%.

A taxa de mortalidade foi de 14,3% entre os pacientes que receberam os anticoagulantes e 18,7% entre os que não receberam. O benefício pareceu ser maior entre os pacientes que não foram admitidos na terapia intensiva dentro de 24 horas de hospitalização.

Os pesquisadores disseram que foram responsáveis ??por outros fatores potencialmente importantes, como idade dos pacientes, etnia, condições de saúde subjacentes, histórico de medicamentos, peso e uso de tabaco. Segundo os pesquisadores, significativamente, os pacientes que receberam anticoagulantes não tiveram um risco maior de sangramento grave do que aqueles que não receberam.

Acredita-se que algumas mortes por COVID-19 sejam causadas pela formação de coágulos sanguíneos nas principais artérias e veias. Os anticoagulantes evitam a formação de coágulos e têm propriedades antivirais e possivelmente antiinflamatórias. Ensaios clínicos estão sendo conduzidos para determinar se a anticoagulação profilática pode ser um tratamento eficaz para COVID-19.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj.n311.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários