Notícias de saúde

Remédios para emagrecer podem reduzir o risco de suicídio em adolescentes

21 de julho de 2025 (Bibliomed). Os pesquisadores monitoraram as taxas de pensamentos suicidas (ideação) entre um grupo de mais de 54.000 jovens de 12 a 18 anos, todos obesos. Um total de 4.052 dessas crianças estavam tomando um medicamento injetável de GLP-1 para perda de peso, como Wegovy ou Saxenda (liraglutida), enquanto as outras 50.112 não.

Os resultados mostraram que crianças obesas que usaram as drogas tiveram uma redução de 33% no risco de pensamentos suicidas e tentativas de suicídio em comparação aos adolescentes que não usaram. Dos dois medicamentos testados, "eventos psiquiátricos" foram menos prováveis entre aqueles que tomaram Wegovy em comparação com aqueles que usaram Saxenda, talvez porque o Wegovy tende a estimular maior perda de peso. O Wegovy, em especial, "foi associado à melhora da qualidade de vida relacionada ao peso" entre os adolescentes que o receberam.

De acordo com os pesquisadores, pode haver muitas razões que impulsionam a melhora na perspectiva mental que vem com o uso desses medicamentos. Uma delas é bem direta: a obesidade durante a adolescência, por si só, está associada à diminuição da qualidade de vida e ao aumento do risco de transtornos psiquiátricos. Portanto, à medida que os medicamentos GLP-1 ajudam os adolescentes a perder peso, o risco de pensamentos suicidas pode diminuir.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2024.3812.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários