Notícias de saúde
04 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Um novo medicamento para tratar a doença de Alzheimer foi aprovado pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos. Em ensaios clínicos, o donanemabe diminuiu modestamente o ritmo do declínio do pensamento entre os pacientes nos estágios iniciais da doença que rouba a memória, mas também apresentava riscos de segurança significativos, incluindo inchaço e sangramento no cérebro.
Donanemabe é semelhante a outro medicamento, o lecanemab-irmb, aprovado para tratar a doença de Alzheimer no ano passado. Ambos atacam a proteína amiloide, que está envolvida no desenvolvimento da doença de Alzheimer, e ambos retardaram a demência em vários meses. lecanemab-irmb é administrado a cada duas semanas, enquanto o donanemabe é administrado mensalmente por infusão intravenosa. Outra diferença significativa é que o donanemabe provavelmente atrai pacientes e médicos: o medicamento pode ser interrompido assim que eliminar todas as placas amiloides do cérebro.
No estudo, 17% dos pacientes que receberam donanemabe conseguiram descontinuar o medicamento aos seis meses; 47% pararam dentro de um ano; e 69% pararam em 18 meses. É importante ressaltar que o declínio cognitivo continuou a diminuir mesmo depois de pararem.
Apesar das boas notícias em relação aos resultados, o tratamento não será barato: o preço de tabela do donanemabe será de US$32.000 por ano, superior aos U$26.000 anuais que custa o tratamento com o lecanemab-irmb, mas o medicamento deve continuar a ser usando mesmo depois que toda a amiloide é eliminada.
Cerca de um quarto das pessoas que tomaram donanemabe apresentaram inchaço ou sangramento no cérebro. Embora a maioria dos casos tenha sido leve, cerca de 2% foram graves e os efeitos colaterais foram associados à morte de três pacientes. Alguns especialistas temem que a ênfase nos medicamentos anti-amilóides possa desencorajar os pacientes de participarem em ensaios de tratamentos que poderiam ser melhores.
Fonte: U.S. Food and Drug Administration. KISUNLA (donanemab-azbt) injection, for intravenous use Initial. U.S. Approval: 2024.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também