Notícias de saúde

Tanto contar passos quanto tempo de atividade física são benéficos para mulheres

13 de novembro de 2024 (Bibliomed). Estudo publicado recentemente indicou que tanto a contagem de passos quanto o tempo gasto em atividade física moderada a vigorosa (MVPA) estão associados a menores taxas de mortalidade e doenças cardiovasculares em mulheres com 62 anos ou mais. As diretrizes atuais de atividade física nos Estados Unidos recomendam pelo menos 150 minutos de MVPA por semana, mas não há uma recomendação baseada na contagem de passos devido à falta de evidências suficientes.

A pesquisa analisou dados de um seguimento contínuo do Women's Health Study, um ensaio clínico realizado entre 1992 e 2004 para avaliar o uso de aspirina em baixa dose e vitamina E na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares. As participantes, todas com 62 anos ou mais e livres de doenças cardiovasculares e câncer, utilizaram acelerômetros para medir sua atividade física durante sete dias consecutivos entre 2011 e 2015. O acompanhamento dos dados foi realizado até 31 de dezembro de 2022.

Os resultados mostraram que, durante um seguimento médio de 9 anos, tanto o tempo de MVPA quanto a contagem de passos estavam associados a uma menor mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares. Para cada desvio padrão de aumento na MVPA e na contagem de passos, as taxas de mortalidade por todas as causas diminuíram em 18% e 26%, respectivamente. Além disso, as participantes nos três quartis superiores de MVPA e contagem de passos tiveram um período mais longo sem mortes, aproximadamente 2,2 a 2,3 meses a mais aos 9 anos de seguimento.

Os achados sugerem que metas baseadas na contagem de passos podem ser consideradas para futuras diretrizes de atividade física, proporcionando mais flexibilidade e acomodando preferências pessoais.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2024.0892.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários