Notícias de saúde

Uso de rastreadores de condicionamento físico aumentam prática de exercícios

11 de agosto de 2021 (Bibliomed). O uso de rastreadores de fitness vestíveis aumenta os níveis de atividade física em adultos que estão acima do peso e aqueles com diabetes e doenças cardíacas, de acordo com uma análise da University of Manchester, na Inglaterra.

Na revisão de dados de 34 estudos clínicos que coletivamente incluíram quase 3.800 participantes, esses dispositivos, que incluem contadores de passos e acelerômetros que registram o movimento, aumentaram os níveis de atividade física em cerca de 70%.

Com contadores de passos, ou pedômetros, isso se traduziu em 1.900 passos adicionais por dia ao longo de um período de aproximadamente 15 semanas. Ainda assim, mesmo com melhorias observadas naqueles que usam os dispositivos, que foram mais pronunciadas com contadores de passos, os níveis de atividade física dos participantes do estudo permaneceram abaixo do recomendado.

Na maioria dos estudos incluídos na análise, rastreadores de fitness vestíveis foram prescritos por profissionais de saúde como parte de um plano de autogestão para essas condições crônicas de saúde.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos recomenda que os adultos se envolvam em pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada, como caminhada rápida ou dança rápida, todas as semanas. Este tipo de exercício aeróbico é particularmente benéfico para pessoas com diabetes e doenças cardíacas, pois pode ajudar a manter saudáveis ??os níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol.

Os 34 estudos incluídos nesta análise avaliaram o papel desses dispositivos na melhoria da atividade física em 3.793 pessoas com sobrepeso e com diagnóstico de diabetes, doença cardíaca ou ambos. Os participantes do estudo tinham entre 30 e 65 anos. Oito dos estudos incluídos focaram especificamente em rastreadores de fitness vestíveis, enquanto os 26 restantes avaliaram pedômetros ou contadores de passos.

Coletivamente, com base nos resultados cumulativos de todos os estudos, os dispositivos aumentaram os níveis de atividade física em cerca de 70%. Os usuários do pedômetro viram, em média, aumentos de cerca de 85% na contagem de passos, enquanto os usuários do acelerômetro experimentaram 30% de ganhos em "atividade física moderada-vigorosa". De acordo com os pesquisadores, os usuários desses dispositivos também tiveram melhorias modestas nos níveis de açúcar no sangue e pressão arterial, bem como no peso corporal.

Para os autores, os resultados sugerem que as intervenções que combinam o uso de dispositivos de monitoramento com consultas regulares com profissionais de saúde podem ter o efeito mais significativo na melhoria da atividade física, escreveram os pesquisadores.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.16382.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários