Notícias de saúde

Risco genético aumenta chances de morte precoce por câncer de próstata

22 de outubro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo revelou que homens com alto risco genético têm três vezes mais chances de morrer precocemente de câncer de próstata em comparação com aqueles com risco genético mais baixo. A pesquisa analisou dados de 19.607 homens, sem histórico de câncer de próstata no início do estudo, coletados na Suécia e nos Estados Unidos entre 1991 e 2019.

Os pesquisadores utilizaram um escore de risco genético poligênico para categorizar os participantes em dois grupos: alto risco genético (67% dos participantes) e baixo risco genético. Os homens com histórico familiar de câncer também foram incluídos no grupo de alto risco. O estudo mostrou que os homens com maior risco genético apresentaram taxas mais altas tanto de mortes precoces (antes dos 75 anos) quanto tardias (após os 75 anos) por câncer de próstata.

Entre os 19.607 homens, foram observadas 107 mortes precoces e 337 mortes tardias por câncer de próstata durante o acompanhamento. Os homens com maior risco genético tiveram um risco absoluto de morte por câncer de próstata de 3,1% na Suécia e 2,3% nos EUA, em comparação com 1,3% e 0,6%, respectivamente, nos homens com menor risco genético.

A pesquisa, publicada no JAMA Network Open, destacou que 36% das mortes precoces no grupo de alto risco poderiam ser prevenidas com a adoção de comportamentos saudáveis, como não fumar, manter um peso saudável, praticar atividade física regularmente e seguir uma dieta equilibrada.

Assim, o estudo concluiu que é importante criar estratégias de prevenção direcionadas especificamente para homens com alto risco genético. A identificação precoce e a promoção de um estilo de vida saudável podem reduzir significativamente o número de mortes precoces por câncer de próstata.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.20034.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários