Notícias de saúde
18 de outubro de 2024 (Bibliomed). As mulheres que dão à luz bebês com baixo peso ao nascer podem ter maior probabilidade de desenvolver problemas de memória e de pensamento mais tarde na vida, alerta um novo estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Quando idosas, estas mulheres tiveram pontuações em testes cerebrais que indicaram um a dois anos de envelhecimento adicional na sua memória e capacidades de pensamento, em comparação com mulheres que deram à luz bebês com peso normal.
O estudo envolveu mais de 15.000 mulheres com idade média de 62 anos. Cerca de 8% tiveram um bebê com baixo peso ao nascer, definido como menos de 2,5 quilos para gestações com duração superior a 20 semanas. As mulheres completaram uma série de testes de pensamento e memória e também preencheram um questionário sobre seu histórico de gravidez.
Em média, as mulheres que tiveram bebês com baixo peso tiveram pontuações mais baixas em testes de velocidade de pensamento, atenção, aprendizagem e memória de trabalho. A diferença foi comparável à de um a dois anos adicionais de idade, mesmo depois de os investigadores terem feito ajustes para outros fatores de risco para a saúde cerebral, como idade, tabagismo e tensão arterial elevada.
Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000209504.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também