Notícias de saúde

Mulheres que nasceram com baixo peso têm maiores chances de complicações na gravidez

30 de janeiro de 2019 (Bibliomed). As mulheres nascidas com baixo peso quando de seu nascimento têm um risco aumentado de complicações na gravidez, de acordo com um estudo publicado na revista Obesity.

Pesquisadores australianos examinaram a influência do peso ao nascer sobre o risco de complicações na gravidez entre 5.336 mulheres nulíparas do estudo Screening for Pregnancy Endpoints. Os pesos de nascimento das mulheres foram autorreferidos; quando possível, eles foram confirmados através de registros médicos. O peso ao nascer de referência foi de 3.000g até 3.499g.

Os pesquisadores descobriram que comparado com o referente, um peso ao nascer inferior a 2.500g foi associado com um risco aumentado para hipertensão gestacional (HG), bebê pequeno para a idade gestacional e diabetes mellitus gestacional (DMG) após ajuste para fatores de confusão (odds ratios ajustados, 2,2, 1,9 e 2,4, respectivamente). Em comparação com mulheres que nasceram com peso ao nascer mínomo de 2.500g e permaneceram magras, aquelas nascidas com peso inferior a 2.500g e que posteriormente desenvolveram sobrepeso ou foram diagnosticadas com obesidade tiveram um risco aumentado de HG, pré-eclâmpsia e DMG (odds ratios ajustados, 2.2, 2.3 e 3.2, respectivamente).

O estudo concluiu que as mulheres que nasceram com baixo peso têm maior risco de complicações na gravidez. Aquelas que nascem pequenas podem ter passado por “programação” em resposta a condições intrauterinas desfavoráveis. Em tais mulheres, as demandas fisiológicas da gravidez poderiam atuar como um “segundo golpe”, levando a complicações na gravidez.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.22375.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários