Notícias de saúde
18 de outubro de 2024 (Bibliomed). Um fenômeno curioso: em países onde a igualdade de gênero é maior, os homens estão consumindo mais carne do que as mulheres. Esse fenômeno é mais significativo em países mais riscos da América do Norte e da Europa.
Os pesquisadores analisaram dados de pesquisas coletados em 2021 de quase 21.000 pessoas de 23 países da América do Norte e do Sul, Europa e Ásia. Os participantes relataram seu gênero e a frequência com que comiam carne.
Como esperado, na maioria dos países (com exceção da China, Índia e Indonésia), os homens comiam mais carne do que as mulheres. E à medida que os níveis médios de renda em um país aumentavam, também aumentava a frequência com que ambos os sexos comiam carne.
Segundo os pesquisadores, esse fenômeno faz sentido já que a carne é muito mais cara de produzir e comprar em comparação com alimentos à base de plantas.
Mas a descoberta surpreendente surgiu em relação à igualdade de gênero: a lacuna no consumo de carne entre homens e mulheres aumentou à medida que os sexos ganharam paridade.
O ponto principal, de acordo com os pesquisadores, é que homens e mulheres em países mais ricos com melhor paridade de gênero podem tender a seguir suas inclinações para comer mais ou menos carne. A tendência parece ter mais a ver com o comportamento de consumo dos homens do que das mulheres.
Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-024-62511-3.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também