Notícias de saúde

VÍDEO: Garotas são melhores estudantes, mas meninos costumam ter mais sucesso profissional

12 de julho de 2023 (Bibliomed). Um estudo mostrou que as meninas são melhores estudantes, mas, no mercado de trabalho, a superioridade masculina é maior. Realizado na The Chinese University of Hong Kong e na University of Hong Kong, ambas na China, o estudo envolveu 1.144 alunos da 1ª à 6ª séries matriculados em escolas de Hong Kong que completaram medidas de estereótipos e meta-estereótipos de gênero acadêmico, estereótipos de gênero de carreira, motivação relacionada à carreira para a excelência escolar e engajamento escolar. As pontuações escolares foram fornecidas pelos professores.

Tanto os meninos quanto as meninas percebiam as meninas como melhores alunas, mas a crença na superioridade feminina não se traduzia no domínio da carreira. Embora tanto os meninos quanto as meninas que iniciam a escola primária acreditem que seu gênero é superior em ambos os domínios, os que estão no final da escola primária acreditam que as meninas se saem melhor na escola, enquanto os homens são mais bem-sucedidos no trabalho. Além disso, no final do ensino fundamental, esses dois estereótipos eram mais discordantes no nível individual, ou seja, a tendência das crianças que acreditavam que as meninas tinham melhor desempenho na escola para também acreditar que as mulheres tinham melhor desempenho no trabalho era mais fraca nas crianças mais velhas.

Segundo os pesquisadores, compreender por que as crianças têm crenças discordantes sobre o sucesso em diferentes áreas e combater precocemente os estereótipos acadêmicos e profissionais pode ajudar a melhorar a igualdade de gênero para ambos os sexos.

Entenda mais sobre esse processo neste vídeo que preparamos para você! Se você gostar, pode compartilhar com seus amigos para que essa informação chegue a mais pessoas.!

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários