Notícias de saúde

Igualdade de gênero aumenta expectativa de vida

30 de agosto de 2023 (Bibliomed). Países que progridem no direito das mulheres tendem a ter maior expectativa de vida tanto para homens quanto para mulheres, indica estudo do George Institute for Global Health no Imperial College London, na Inglaterra.

Para cada aumento de 10% em uma medida padrão da igualdade de gênero de um país, as mulheres ganharam uma média de 4 meses na expectativa de vida, enquanto os homens ficaram logo atrás, com 3,5 meses. Especialistas disseram que as descobertas ilustram como o empoderamento das mulheres pode ter benefícios universais. Eles também contradizem a noção de que quando as mulheres ganham, os homens perdem.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram como os países estavam se saindo na frente da igualdade de gênero entre 2010 e 2021. Para isso, eles usaram uma medida padrão que mede a igualdade na educação, oportunidades econômicas e liderança política.

O estudo constatou que, em 2021, cada aumento de 10% na igualdade geral de gênero de um país estava associado a uma expectativa de vida mais longa entre mulheres e homens: 4 meses para elas, e 3,5 meses para eles.

A igualdade na educação se destacou, especialmente em países de renda baixa a média. Nessas regiões, maiores oportunidades educacionais para as mulheres estimularam um ganho significativo na expectativa de vida para todos – especialmente para as mulheres. De acordo com os pesquisadores, isso ocorreu, provavelmente, porque a educação é um "pré-requisito" para o empoderamento geral das mulheres.

Os resultados mostraram que, nos países de renda mais alta, a igualdade na educação parecia realmente beneficiar mais a expectativa de vida dos homens. Ela estava ligada a um estreitamento da tradicional diferença de gênero na expectativa de vida, porque os homens obtiveram mais ganhos.

Para os pesquisadores, as melhorias na igualdade de gênero, que geralmente começam na educação, inicialmente beneficiam mais as mulheres, pois sua saúde básica e seus padrões de vida melhoram. Mas uma vez que uma sociedade atinge um certo nível de igualdade de gênero – não apenas na educação, mas econômica e politicamente – há mudanças sistêmicas que podem realmente beneficiar ainda mais a saúde e a expectativa de vida dos homens.

Fonte: PLOS Global Public Health. DOI: 10.1371/journal.pgph.0001214.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários