Notícias de saúde

Abandonar uso de antidepressivos repentinamente pode ter efeitos colaterais

01 de outubro de 2024 (Bibliomed). Aproximadamente 1 em cada 6 pessoas que param de tomar um antidepressivo apresentará sintomas causados pela interrupção do medicamento, descobriu uma nova revisão realizada no Charité - Universitätsmedizin Berlin, na Alemanha. No entanto, apenas 1 em cada 35 apresentará sintomas graves após abandonar a medicação.

Para obter uma imagem mais precisa, os pesquisadores analisaram dados de 79 estudos envolvendo mais de 21.000 pacientes. Analisando todos os dados, os pesquisadores descobriram que cerca de um terço (31%) das pessoas que pararam de tomar um antidepressivo experimentaram pelo menos um sintoma. Esses sintomas podem incluir tontura, dor de cabeça, náusea, insônia e irritabilidade. Os dados globais também mostraram que sintomas graves ocorreram em cerca de 3% dos pacientes, ou 1 em 35.

No entanto, ao analisar os resultados de ensaios clínicos randomizados e controlados – considerados o padrão ouro para a pesquisa médica – cerca de 17% dos pacientes apresentaram sintomas, embora estivessem tomando apenas um placebo em vez de um antidepressivontadas .

Isto sugere que cerca de metade de todos os sintomas relatados podem ser devidos a expectativas negativas – o que os investigadores chamam de “efeito nocebo” – ou a outros problemas de saúde não relacionados com o uso de antidepressivos. Portanto, os investigadores concluíram que um em cada seis pacientes (15%) irá realmente apresentar sintomas causados diretamente pela interrupção do uso de antidepressivos.

Certos antidepressivos apresentam um risco maior de sintomas graves quando são interrompidos, mostram os resultados. Estes incluem imipramina (Tofranil), paroxetina (Paxil) e venlafaxina (Effexor).

Fonte: The Lancet Psychiatry. DOI: 10.1016/S2215-0366(24)00133-0.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários