Notícias de saúde

Laboratório Lança Mais um Medicamento Para combater doenças do tabagismo

Foi lançado no mercado mais um medicamento com o objetivo de auxiliar os fumantes que pretendem abandonar o vício, sem a utilização da nicotina. O medicamento é o Zyban produzido pelo laboratório Glaxo Wellcome.

A sua utilização, segundo o fabricante, pode ser feita pelos cardiopatas e pneumopatas. Seu princípio ativo – a bupropiona já é utilizada como antidepressivo. Esta substância atua na neuroquímica da dependência, aumentando os níveis de dopamina no sistema nervoso central, reduzindo a necessidade de nicotina no organismo.

Ela afeta também os níveis de noradrenalina, aliviando os sintomas relacionados com a síndrome de abstinência, como a ansiedade, dificuldade de concentração, depressão, irritabilidade e insônia. A terapia do Zyban dura cerca de três meses e tem a posologia de dois comprimidos ao dia.

O tratamento para combater o tabagismo com este produto pode, segundo, o seu fabricante, auxiliar também a aliviar outro efeito colateral típico dos pacientes que deixam de fumar, a obesidade. O Zylan só é contra-indicado para pacientes com episódios convulsivos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas de 3% a 5% dos fumantes conseguem deixar o cigarro sem nenhum tipo de tratamento. O público alvo inicial do produto são os cardiologistas, clínicos gerais, pneumologistas e ginecologistas.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários