Notícias de saúde

Exercício físico pode ajudar a combater o abuso de álcool e drogas

28 de novembro de 2023 (Bibliomed). O exercício físico pode ajudar as pessoas que lutam contra o vício a permanecerem na linha, segundo uma nova revisão de pesquisa realizado por pesquisadores canadenses que analisaram 43 estudos de todo o mundo encontraram uma ligação entre atividade física e redução do uso de substâncias entre pessoas em tratamento para abuso de álcool e drogas. Coletivamente, os estudos incluíram pouco mais de 3.100 participantes, e foram analisadas a relação entre exercícios físicos e risco de uso de heroína, opioides, cocaína e crack, metadona, maconha, álcool ou metanfetaminas.

Metade das investigações avaliou a relação do exercício com a abstinência total ou redução no uso indevido de substâncias. Entre eles, 75% acharam que o uso de substâncias caiu em conexão com a atividade física. Quatorze estudos analisaram atividades aeróbicas, e 71% deles concluíram que o exercício aeróbico parece ajudar os pacientes a manter sua determinação de reduzir ou desistir. Doze estudos relataram adicionalmente uma ligação entre o exercício e uma redução nos sintomas relacionados à depressão.

De acordo com os pesquisadores, participar de atividades físicas aumenta os objetivos das pessoas para serem saudáveis, pode gerar um sentimento do tipo 'eufórico' e fornecer alguma estrutura para a vida diária.  Dessa forma, a pessoa tende a se sentir mais no controle das emoções e de qualquer necessidade para substâncias para lidar com questões da vida diária.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0283861.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários