Notícias de saúde

Ressonância magnética poderia detectar precocemente insuficiência cardíaca em mulheres

29 de agosto de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado por pesquisadores de três universidades britânicas mostrou que exames de ressonância magnética poderiam ajudar a identificar insuficiência cardíaca em mulheres. Segundo os autores, pesquisa poderá ter implicações importantes para o Serviço Nacional de Saúde britânico, que diagnostica cerca de 200 mil pacientes com insuficiência cardíaca todos os anos.

A técnica desenvolvida pelos pesquisadores utiliza ressonância magnética para medir até que ponto o coração é capaz de relaxar e reabastecer-se de sangue - o tipo de deficiência mais comum entre as mulheres - em oposição à abordagem padrão de procurar um aumento revelador na pressão do coração devido a sua incapacidade de esvaziar totalmente a cada batida.

Os pesquisadores usaram uma equação para derivar leituras de pressão do exame. Eles explicam que, dado o fraco histórico da ecocardiografia no diagnóstico desse tipo de insuficiência cardíaca, espera-se que os ganhos no diagnóstico vindos de seu trabalho permitam que mais mulheres sejam diagnosticadas com mais precisão e criem um caminho para melhores tratamentos.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/ehjopen/oeae011.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários