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Nos EUA, campanha de divulgação da vacina contra a Covid-19 salvou 50 mil vidas

22 de agosto de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da empresa de estratégia de comunicação "Fors Marsh" descobriram que a campanha "Nós Conseguimos" (We Can Do This), lançada pela Casa Branca em abril de 2021 sob a gestão do presidente Joe Biden, foi capaz de salvar mais de 50.000 vidas.

A campanha, com o objetivo de aumentar a confiança da população na eficácia da vacina, também evitou milhares de hospitalizações e milhões de casos de Covid-19, beneficiando os Estados Unidos em bilhões de dólares em menos de um ano. De acordo com o estudo, de abril de 2021 a março de 2022, o benefício líquido da campanha chegou a US$731,9 bilhões, traduzindo-se em um retorno de US$89,54 para cada US$1 investido.

O objetivo da campanha era atingir 90% dos adultos dos EUA, com ênfase extra nas comunidades de alto risco. As autoridades lançaram milhares de anúncios em mais de 10 línguas, incluindo mensagens multimédia adaptadas, para convencer as "populações hesitantes em relação às vacinas" a participar da imunização.

De acordo com os dados, a campanha encorajou 22,3 milhões de pessoas a completarem sua série primária de vacinação Covid-19 entre abril de 2021 e março de 2022, evitando assim quase 2,6 milhões de infecções por SARS-CoV-2 e 244.000 hospitalizações durante um período em que as variantes altamente contagiosas dos vírus Delta e Ômicron estavam se espalhando rapidamente.

Segundo os pesquisadores, as descobertas do estudo mostram que as campanhas de educação pública são uma abordagem custo-efetiva para reduzir a morbidade e mortalidade da Covid-19. Para os autores, essas estratégias poderiam ser empregadas em campanhas de outras doenças.

Fonte: Journal of Health Communications. DOI: 10.1080/10810730.2023.2181891.

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