Notícias de saúde
21 de agosto de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da University College London descobriram que o sono renova conexões cerebrais, mas isso ocorre principalmente na primeira metade da noite. O estudo, publicado na revista Nature, foi realizado em peixes-zebra transparentes e oferece novas perspectivas sobre o papel do sono.
O sono atua como um "reset" para o cérebro, enfraquecendo as conexões entre os neurônios formadas durante o dia. Sem esse processo, as conexões continuariam a se fortalecer, o que seria insustentável energeticamente e impediria a formação de novas conexões no dia seguinte.
Os pesquisadores observaram que as conexões cerebrais são perdidas durante o sono, dependendo da pressão do sono acumulada. Interrupções no sono prolongam esse processo até que o sono seja retomado.
Os resultados sugerem que a remodelação das sinapses é menos eficaz durante cochilos ao meio-dia, quando a pressão do sono é baixa, em comparação com a noite. A segunda metade da noite pode estar envolvida em outras funções, como a eliminação de resíduos ou reparo celular.
Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-024-07367-3.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também