Notícias de saúde
08 de agosto de 2024 (Bibliomed). Uma revisão sistemática recente investigou a associação entre o acesso a lojas de venda de cannabis e os resultados adversos para a saúde. Publicada após a análise de dados coletados até 20 de julho de 2023, a pesquisa analisou estudos provenientes dos Estados Unidos, Canadá, Holanda e Uruguai.
O estudo encontrou uma correlação positiva significativa entre maior acesso a lojas de cannabis e um aumento no uso de serviços de saúde diretamente relacionados ao uso da cannabis, como ligações para centros de controle de intoxicações e hospitalizações relacionadas ao consumo durante a gravidez. Cerca de 83% das análises que examinaram o uso direto de serviços de saúde e 100% dos estudos sobre hospitalizações durante a gravidez mostraram essa associação.
Além disso, houve uma associação entre o acesso facilitado a lojas de cannabis e o aumento no uso frequente da substância por adultos e jovens adultos, com 64% das análises confirmando essa tendência. No entanto, essa mesma relação não se mostrou consistente entre adolescentes nem foi associada a um aumento em resultados neonatais adversos ou outros usos de serviços de saúde potencialmente relacionados à cannabis.
Os resultados sugerem que restrições no varejo de cannabis em países onde seu uso é legalizado podem ajudar a reduzir tanto o consumo quanto os danos associados, alinhando-se com estratégias já observadas na regulação de tabaco e álcool.
Fonte: The Lancet Regional Health Americas. DOI: 10.1016/j.lana.2024.100708.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também