Notícias de saúde

Pós-menopausa aumenta risco de ataques cardíacos

24 de julho de 2024 (Bibliomed). A menopausa pode causar uma grande mudança na acumulação de placas nas artérias das mulheres, elevando rapidamente o risco cardíaco para níveis iguais aos dos homens, concluiu um novo estudo realizado no Harbor-UCLA Medical Center, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu 579 mulheres na pós-menopausa que já haviam recebido estatinas para ajudar a controlar o colesterol. Elas também receberam o que é conhecido como exames de cálcio nas artérias coronárias (CAC), que medem o acúmulo de gorduras, cálcio e outras substâncias relacionadas a doenças cardíacas nas artérias do coração. Duas varreduras CAC foram realizadas para cada mulher, com intervalo de um ano. Quanto maior a pontuação CAC de uma pessoa, maior o risco de ataques cardíacos ou outros eventos cardíacos.

Os pesquisadores dividiram as mulheres em três grupos com base nas pontuações do CAC: 1-99, 100-399 e 400 ou superior. Os resultados mostraram que, após a menopausa, as pontuações de CAC das mulheres aumentam muito mais rapidamente do que as observadas nos homens da mesma idade.

Por exemplo, as mulheres que obtiveram o nível mais baixo de pontuação CAC no início do estudo viram as suas pontuações médias saltarem 8 pontos, em média, durante o período de estudo de um ano. Isso é o dobro do aumento de 4 pontos observado nos homens.

As mulheres no nível de pontuação média no início do estudo tiveram um aumento médio de 31 pontos – mais uma vez, quase o dobro do aumento de 16 pontos observado entre os homens.

Não houve diferença significativa no aumento de pontos entre mulheres e homens quando se tratava de pessoas que já tinham pontuações elevadas de CAC.

De acordo com os pesquisadores, isto significa que as mulheres na pós-menopausa parecem vulneráveis a um aumento mais rápido das placas arteriais em comparação com os homens. Eles acreditam que com o envelhecimento a queda do estrogênio, que é conhecido por ser saudável para o coração, pode ter efeito danoso na saúde das mulheres.

Fonte: American College of Cardiology Annual Meeting 2024.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários