Notícias de saúde

Ficar muito tempo sentada aumenta risco de insuficiência cardíaca em mulheres

11 de janeiro de 2021 (Bibliomed). Estudo da University at Buffalo, nos Estados Unidos, mostrou que passar muito tempo sentada aumenta o risco de insuficiência cardíaca em mulheres mais velhas, mesmo que elas tenham uma rotina regular de exercícios.

Os pesquisadores analisaram registros de quase 80.100 mulheres na pós-menopausa, que tinham em média 63 anos de idade, do Women's Health Initiative Observational Study, um estudo de longo prazo iniciado em 1991 pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. As mulheres relataram o tempo que passaram sentadas ou deitadas e as que passavam em movimento.

Mulheres que passaram menos de 6,5 horas por dia sentadas ou deitadas durante as horas de vigília tiveram 15% menos risco de hospitalização por insuficiência cardíaca do que mulheres que relataram até 9,5 horas de sedentarismo e 42% menos risco do que mulheres que relataram mais de 9,5 horas de sedentarismo.

Os pesquisadores coletaram dados de uma média de nove anos de acompanhamento das mulheres, durante os quais 1.402 mulheres foram hospitalizadas. Para mulheres que se sentaram por menos de 4,5 horas, o risco foi 14% menor do que mulheres que se sentaram por até 9,5 horas e 54% menos do que mulheres que se sentaram mais de 9,5 horas por dia.

A ligação entre o tempo sedentário e o risco de insuficiência cardíaca permaneceu mesmo em algumas mulheres que estavam atingindo os níveis de atividade recomendados, mas passavam mais tempo sentadas do que outras - e depois de levar em consideração outros fatores de risco, como pressão arterial, diabetes, obesidade e ataque cardíaco anterior.

Fonte: Circulation: Heart Failure. DOI: 10.1161/CIRCHEARTFAILURE.120.007508.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários