Notícias de saúde
12 de março de 2025 (Bibliomed). Durante a menopausa, o colesterol no sangue de uma mulher muda de uma forma que pode prejudicar sua saúde cardíaca, alerta um estudo realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Os estudos indicam um aumento no colesterol LDL "ruim" e uma diminuição no colesterol HDL "bom" ocorre durante a menopausa.
Para este estudo, os pesquisadores analisaram os níveis de colesterol no sangue em 1.246 mulheres e 1.346 homens que participaram de um estudo de saúde cardíaca de longo prazo. Das mulheres, 35% estavam na pré-menopausa, 24% na menopausa e 41% na pós-menopausa.
Em um período médio de acompanhamento de sete anos, todos os três grupos de mulheres experimentaram um aumento no colesterol LDL "ruim". No entanto, a maior mudança percentual no colesterol LDL ocorreu entre a menopausa e a pós-menopausa, com níveis aumentando 8,3%. Além disso, mulheres na pós-menopausa também experimentaram um declínio de 4,8% em seus níveis de colesterol HDL "bom".
Comparado aos homens, o quadro não foi bonito: mulheres na menopausa tiveram um aumento de 213% no colesterol LDL "ruim". Os resultados mostraram que a menopausa está associada a mudanças adversas nos perfis de lipoproteínas, com as mudanças mais pronunciadas encontradas em aumentos nas partículas LDL 'ruins'.
Quando analisadas em conjunto, essas mudanças podem ajudar a explicar o aumento de doenças cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa e ajudar a determinar se intervenções mais precoces são necessárias.
Fonte: European Society of Cardiology's Annual Meeting 2024.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também