Notícias de saúde

EUA Querem Mais Estudos Sobre Uso de Drogas na Gravidez

Por Lisa Richwine

WASHINGTON (Reuters)
- Com medo de que se repita um desastre como o da talidomida, que causou defeitos de nascimento em milhares de crianças, os médicos geralmente dizem às mulheres grávidas que evitem a maioria dos medicamentos.

Esse tipo de pensamento, fomentado pela escassa pesquisa nessa área, está privando as mulheres de terapias necessárias que podem ajudá-las, sem que o feto corra risco, disseram esta semana autoridades do setor de saúde.

Ironicamente, enquanto a gravidez é o momento em que os médicos querem ser mais prudentes, é sobre esse período que eles têm o menor número de dados científicos para se guiar, disse a comissária da Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula drogas e alimentos nos EUA, Jane Henney.

"Simplificando, essa falta de conhecimento coloca as mulheres e seus bebês sob risco", disse Henney.

A FDA e outras agências federais estão avaliando formas de promover pesquisa sobre uso de medicamentos durante a gestação, enquanto ponderam questões éticas, legais, financeiras, entre outras.

As autoridades também estão debatendo qual a melhor forma de fazer chegar novas informações aos médicos. Geralmente, dois terços das drogas prescritas têm rótulos indicando que não há informação suficiente para fornecer a médicos ou pacientes nenhum conselho.

Estudos mostram que, em média, a mulher abaixo dos 35 anos toma três drogas que foram receitadas durante a gravidez. Esse número sobre para cinco no caso das mulheres que estão acima dos 35 anos.

A droga talidomida, usada contra enjôo por grávidas, é lembrada com temor por ter causado deformidades nos filhos das mulheres que a tomaram.

Ensaios clínicos de alto padrão, que poderiam fornecer alertas antes que ocorressem consequências como essas, são impossíveis em muitos casos. Os pesquisadores geralmente acham que é antiético pedir a gestantes que usem algo que poderia prejudicar sua saúde e a de seus bebês.

Esse dilema, e preocupações sobre uma possível responsabilidade legal, tem mantido a maioria dos fabricantes de drogas fora do estudo dos efeitos de seu produtos durante a gravidez, disse Diana Zuckerman, fundadora do National Center for Women and Policy Research (centro nacional para a mulher e política de pesquisa), um grupo de defesa de consumidores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários