Notícias de saúde

Pais devem conversar som seus filhos sobre uso de preservativos

28 de dezembro de 2018 (Bibliomed). Pais que conversam com seus filhos adolescentes sobre o uso de preservativos podem ajudar a prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e gravidez não planejada. Os preservativos são o único método contraceptivo que pode prevenir a gravidez e a disseminação de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV, simultaneamente. No entanto, dados recentes do governo dos EUA mostraram que o uso de preservativos entre adolescentes declinou constantemente na última década.

Com a queda no uso de preservativos, consequentemente, houve um aumento no número de infecções sexualmente transmissíveis. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, em 2017 o número de ISTs atingiu seu recorde, com adolescentes e jovens adultos respondendo por cerca de metade dos casos.

Duas em cada três novas infecções por HIV entre jovens norte-americanos estão entre os homens negros e hispânicos, e mais de 200 mil nascimentos por ano são para adolescentes e jovens adultos.

Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram 25 pais e filhos negros e hispânicos (entre 15 e 19 anos) da cidade de Nova York. A pesquisa foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Nova York e um enfermeiro especializado em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes no Programa Adolescente de AIDS do Montefiore Medical Center, em Nova York.

As entrevistas mostraram que os filhos desejam que seus pais lhes dissessem como usar preservativos e quais os problemas que podem ocorrer, como rompimento ou uso incorreto. Os pais também viram essas conversas como uma maneira de melhorar o uso do preservativo, disseram os autores do estudo.

Os resultados mostraram que a comunicação sobre o uso do preservativo pode ser uma maneira poderosa de prevenir a gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis, e que é necessário estimular essa conversa.

Fonte: Pediatrics, 17 de dezembro de 2018.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários