Notícias de saúde
12 de julho de 2024 (Bibliomed). Muitas pessoas em risco de HIV e que podem se beneficiar com a combinação de medicamentos conhecida como profilaxia pré-exposição (PrEP) abandonam o tratamento, aumentando sua vulnerabilidade ao vírus que causa da AIDS.
Estudo realizado na Universidade da Cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, mostrou que, infelizmente, muitas pessoas em risco que foram abordadas sobre a PrEP não a iniciaram, e o mais alarmante é que houve altas taxas de descontinuação entre os que iniciaram o tratamento.
No geral, entre 35% e 40% das pessoas que iniciaram a PrEP interromperam o uso durante os quatro anos do estudo. Entre os fatores que podem impulsionar este abandono estão a falta de seguro de saúde e a instabilidade habitacional. Segundo o estudo, as pessoas que tinham seguro de saúde, assim como aquelas que tinham residência fixa, eram mais propensas a aderirem ao regime de prevenção do HIV.
O estudo concluiu que a a interrupção dos medicamentos estava associada ao aumento das taxas de infecção pelo HIV, o que indica a necessidade de ajudar as pessoas mais jovens em risco a manterem habitação e seguro de saúde, para garantir que iniciem e continuem com a PrEP.
Fonte: Health Affairs. DOI: 10.1377/hlthaff.2023.00867.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também